O III Congresso da União Latino-americana de Psicologia (ULAPSI), que será realizado na Cidade do México, entre os dias 09 e 11 deste mês, contará entre seus painelistas com a participação da conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do SUL (CRPRS), Ivalerte Guimarães de França. Ela irá debater, no dia 10, o tema “A perspectiva antimanicomial na atuação em saúde mental: histórico e avanços”, juntamente com os também brasileiros Marcus Vinicius de Oliveira Silva e Humberto Verona.
O evento, que acontecerá na Universidad Autônoma Metropolitana – Unidade Xochimilco, na capital mexicana, reúne psicólogos de toda a América Latina, incluindo uma grande delegação de brasileiros, através do Conselho Federal de Psicologia e de outras entidades. “A luta antimanicomial é fundamental no processo de reforma psiquiátrica no Brasil”, explica Ivarlete. “Em relação aos demais países da América Latina, temos a vantagem de contarmos no Brasil com um Sistema Único de Saúde (SUS), que facilita a implantação de políticas públicas de saúde, inclusive a rede de serviços substitutivos de saúde mental, que vem sendo ampliada. Nossa luta é pela obtenção de mais recursos, para a reforma poder avançar”, diz.
Neste sentido, há uma grande expectativa dos representantes dos demais países sobre as soluções que vem sendo encontrados no Brasil. “A idéia é termos uma estratégia comum de avanço na reforma psiquiátrica em toda a América Latina”, complementa Ivarlete. Outra psicóloga gaúcha e ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia, Neusa Guareschi, também participará do III Congresso da ULAPSI.