Para marcar as comemorações dos 50 anos da regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil, o Conselho Regional de Psicologia convidou toda a categoria a indicar profissionais que representam um destaque no exercício da profissão. Os troféus foram entregues pela conselheira secretária da Região Sul do Conselho Federal de Psicologia, Ana Luiza Castro, durante a cerimônia de encerramento da I Mostra Regional de Práticas em Psicologia – A Técnica Aliada À Arte – “50 anos de História”, realizada na segunda-feira, 27/08, Dia do Psicólogo.
Os cinco psicólogos mais votados e que receberam o troféu Profissional Destaque - 50 anos da Psicologia foram:
- FRANCISCO PEDRO ESTRAZULAS PEREIRA DE SOUZA
Chico Pedro, como é conhecido por todos, foi o primeiro psicólogo a ter uma clínica particular em Porto Alegre e o primeiro profissional a ser nomeado pelo Governo do Estado. Graduado em Filosofia, aprofundou sua formação na área da Psicologia em universidades no exterior, como Universidade de Kansas e Universidade do Sul da Califórnia. Ao lado de sua esposa, Edela Lanzer Pereira de Souza, falecida em 2004, desempenhou importante função na implementação da formação de psicólogo e na consolidação da profissão. Sua atuação concentrou-se nas áreas de psicologia clínica, organizacional e escolar, destacando-se pela contribuição à dinâmica de grupos e às relações humanas. Foi um dos primeiros conselheiros do Conselho Federal de Psicologia e atuou na primeira gestão da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul.
- MARIA DA GRAÇA CORREA JACQUES
Sua trajetória profissional e acadêmica destacou-se pela forte atuação no campo da psicologia do trabalho. Maria da Graça possui graduação e mestrado em Psicologia pela PUC do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela mesma universidade, além de pós-doutorado em Psicologia Social na Universidade Aberta de Portugal. É professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora colaboradora nos Cursos de Especialização de Psicologia Social e Institucional, Curso de Especialização em Medicina do Trabalho e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Conselheira Presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul de 2005 a 2006.
- LOECI MARIA PAGANO GALLI
Loeci foi a responsável pelo desenvolvimento da Gestalt no Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia pela PUC do Rio Grande do Sul, tem Mestrado e Doutorado em Comunicação Social pela mesma universidade e pós-graduação com trabalhos que enfocam a Gestalt-terapia, em suas bases epistemológicas e filosóficas da fenomenologia e existencialismo. Exerceu o cargo de professora titular na PUC por 34 anos e foi supervisora de profissionais e estagiários em Clínica na Abordagem Gestáltica. Atua como Psicóloga Clínica com atendimento psicoterápico para adultos, casais e grupos. É diretora do Gestalt-Centro do Rio Grande do Sul, espaço de divulgação da Gestalt-terapia e de cursos de formação.
- NEUZA MARIA DE FÁTIMA GUARESCHI
Graduada em Psicologia pela PUCRS tem mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela University of Wisconsin-Madison. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o grupo de pesquisa Estudos Culturais e Modos de Subjetivação e o Núcleo E-politcs - Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação. Desenvolve projetos na linha de pesquisa Políticas Públicas e Processos de Subjetivação e Formação e Produção em Saúde. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologiade 2008 a 2010 e Conselheira Presidente do Conselho Regional de Psicologia RS de 2004 a 2007. É atualmente presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social.
- LOIVA MARIA DE BONI SANTOS
Mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia Social da UFRGS presta assessoria e Supervisão Clínico Institucional em Saúde Mental e Álcool e Drogas. Pós-graduada em Psicologia Social Comunitária pela Universidade do Planalto Catarinense de Lages. Especialização em Humanização da Atenção e da Gestão do SUS pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande Sul e Instituto de Psicologia da UFRGS. Foi docente da Faculdade da Serra Gaúcha no Curso de Psicologia de e Coordenadora da pós-graduação em Saúde Mental Coletiva 1ª e 2ª edição. Graduada em Licenciatura e Formação em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Foi conselheira Presidente do Conselho Regional de Psicologia do RS - Gestão de 2009 a 2010.