Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/Poa) convoca trabalhadores e trabalhadoras, ativistas em defesa dos Direitos Humanos e da Saúde Pública, além dos demais cidadãos e cidadãs que estejam na cidade para a Marcha da Resistência, que será realizada nesta terça, 21/01, na capital gaúcha. A concentração será às 16h, em frente à Secretaria Municipal de Saúde (Av. João Pessoa, 325).
O objetivo é dar continuidade aos movimentos de resistência brasileiros frente ao desmonte das políticas sociais nos últimos anos, com destaque para o Sistema Único de Saúde (SUS). Considerada por inúmeros organismos internacionais como uma das principais políticas públicas do mundo, o SUS vem sofrendo ataques graves como o congelamento de investimentos até 2036, causado pela Emenda Constitucional 95/2016.
Conforme indica a divulgação da marcha pelo CMS, o SUS é “responsável pela fiscalização da água que vem à nossa torneira, dos alimentos que compramos, do restaurante que frequentamos. É responsável pela medicação que recebemos, pelas vacinas que precisamos, pelas pesquisas que buscam qualificar a proteção da saúde de toda população, dentre outros inúmeros benefícios”.
O CMS/Poa também reivindica melhorias para a Saúde no município. A marcha ocorrerá em meio ao Fórum Social das Resistências, evento internacional que reúne ativistas de várias partes do mundo para uma série de debates e ações que visam encontrar formas de enfrentamento aos retrocessos e perdas de direitos pelo mundo.
Aproveite para conhecer e participar da programação completa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) no Fórum Social das Resistências
Mais informações
O quê: Marcha da Resistência, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde de Poa
Quando: 21 de janeiro de 2020 às 16h.
Onde: Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (Av. João Pessoa, 325 - Centro Histórico)
Informações: (51) 3228-0203 cms@portoalegre.rs.gov.br
Fonte: Conselho Nacional de Saúde