Durante missão do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) pelo estado do Rio Grande do Sul, o CRPRS participou de atividades promovidas pela Subcomissão Permanente de Política de Drogas e Saúde Mental e sediou reunião para tratar da atenção em saúde mental no pós-enchentes com a coordenação da conselheira do CNDH Ana Paula Guljor.
Na segunda-feira, 04/11, a conselheira tesoureira Maria Luiza Diello, presidenta da Comissão Ecologias, Emergências e Desastres do CRPRS, acompanhou comitiva pelo Vale do Taquari, em encontro com trabalhadoras/es e gestoras/es das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) da região. O grupo esteve em Encantado, Cruzeiro do Sul, Muçum, Roca Sales e Lajeado.
No dia seguinte, 05/11, trabalhadoras/es da saúde mental, representantes da sociedade civil, movimentos sociais e Conselhos Municipais de Saúde estiveram na sede do CRPRS participando de oitiva no formato híbrido para averiguar a questão da atenção em saúde mental no pós-enchentes. A reunião foi conduzida pelos integrantes da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), conselheira do CNDH Ana Paula Guljor e psicólogo Rafael Wolski de Oliveira, representante também do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, e contou com a presença da atual presidenta da CNDH, Marina Ramos Dermmam. Também participaram da reunião a conselheira do CRPRS Maria Luiza Diello e a conselheira Marina Pombo, representante do CRPRS no Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RS).
Na quarta-feira, 06/11, foi realizado um encontro no formato híbrido com gestoras/es das RAPS-RS.
A partir dos encontros no RS, será produzido um relatório com recomendações a diversas instâncias governamentais para garantir a continuidade do cuidado integral às pessoas atingidas pelas enchentes.