No sábado, 27/05, o Conselho Regional de Psicologia do RS participou da 24ª edição da Ação Global Nacional, ocorrida em São Francisco de Paula. O CRPRS esteve presente no estande do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede), no Espaço SESI Ações Inclusivas. Cerca de 4 mil pessoas passaram pelo evento.
A conselheira do CRPRS Mariane Teixeira Netto Rodrigues, que é representante do Conselho no Coepede, apresentou a psicólogas/os da região as ações de acessibilidade planejadas pelo Conselho.
Para Mariane, foi uma oportunidade de aproximação do Conselho com psicólogas e psicólogos da região e com gestores públicos. “Nossa participação visibilizou as ações do Conselho e também o trabalho desenvolvido por psicólogos da região.”
Psicólogas/os que atuaram no projeto “Acolher e cuidar em São Francisco de Paula” também estiveram presentes compartilhando sua experiência no atendimento a vítimas de desastre natural em caráter de urgência e primeiros cuidados em saúde mental. O trabalho, coordenado pela psicóloga Rita Frezza Maganini, foi realizado após temporal em março deste ano e contou com profissionais voluntários dos municípios de São Francisco de Paula, Canela, Taquara, Sapiranga e Porto Alegre.
Juliana Carvalho Reis, uma das psicólogas que fez parte do projeto, ressaltou que o acolhimento das pessoas passando por sofrimento logo após o acontecido foi fundamental, inclusive, podendo prevenir o surgimento de alguns transtornos futuros. “Foi também importante trabalhar com os pais das crianças atingidas, orientando as pessoas a falar sobre o ocorrido. É gratificante trazer os resultados do trabalho para a comunidade e poder mostrar que eles fizeram parte, foram ativos nesse processo”.
Rotechild Prestes, presidente do COEPEDE, falou da importância de trazer no espaço de acessibilidade ações de diferentes instituições como o SESI, o CRPRS, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o COEPEDE. “São ações como essa que precisam acontecer com mais frequência para que informações sobre inclusão e acessibilidade cheguem para a sociedade”.
Promovida pelo Sistema FIERGS, por meio do Sesi, juntamente com a Rede Globo, neste ano, o evento teve como tema "Qualidade de Vida para toda a Familia". A atividade aconteceu simultaneamente em todos os estados do país. São Francisco de Paula foi a cidade escolhida para sediar o evento no Rio Grande do Sul devido ao tornado que atingiu o município no começo de março, deixando 80 famílias desabrigadas.