Conselhos da área da saúde se reuniram na terça-feira, 19/08, na sede do Conselho Regional de Farmácia, para discutir estratégias de ação em defesa dos interesses das profissões e da sociedade como um todo. Neste primeiro encontro foi analisado o impacto do PLS 350/2014, também conhecido como Novo Ato Médico, para cada uma das profissões da área da saúde.
A conselheira do CRPRS Luciane Engel participou da reunião representando o Conselho Regional de Psicologia. Também estiveram presentes representantes dos conselhos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Farmácia, Educação Física, Biomedicina, Nutrição, Odontologia e Enfermagem.
De um modo geral, os participantes entendem que o Projeto de Lei provocará um problema geral de saúde, a partir do momento em que ratifica a hierarquia histórica dos médicos sobre os outros profissionais da área da saúde e ameaça a valorização e a autonomia de mais de 300 mil profissionais só no Rio Grande do Sul.
A proposta é que as entidades representativas se unam para debater com os parlamentares de forma mais sólida politicamente, a fim de colocar o ponto de vista das áreas da saúde preocupadas com atos de monopólio. Para isso, foi proposta a criação de uma frente multiprofissional em defesa da saúde, composta por membros de cada uma das áreas interessadas, que buscará melhor assistência dos serviços de saúde para a sociedade. Além disso, os Conselhos se comprometeram a elaborar um documento manifestando o posicionamento contra o Projeto e entregá-lo aos representantes gaúchos no Senado a fim de buscar apoio para a não aprovação.
Mobilize-se contra o Novo Ato Médico
Psicólogos/as, participe da Consulta Pública sobre o PLS 350/2014, lançada pelo Senado, que busca alterar a Lei n° 12.842, a qual dispõe sobre o exercício da Medicina no Brasil.
Clique aqui, leia o projeto e vote contra a proposta e em defesa da saúde multiprofissional.