Na quarta-feira, 18/08, os Conselhos Regionais de Psicologia (CRP) e Serviço Social (CRESS) do RS reuniram-se com representantes da Secretaria Estadual de Educação do Estado, Centro dos Professores do Estado do Rio Grande Do Sul - Sindicato dos Trabalhadores em Educação (CPERS), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA/RS) e Sindicato dos Assistentes Sociais (SASERS). O encontro, organizado em conjunto pelos dois Conselhos Profissionais, teve como objetivo dialogar com esses diversos atores do campo educacional acerca da regulamentação da Lei 13.935, que prevê a inserção de assistentes sociais e psicólogas/os na Rede de Educação Básica.
A conselheira presidenta, Ana Luiza Castro, e o conselheiro Vinícius Pasqualin, presidente da Comissão de Educação, participaram da reunião representando o CRPRS. “É fundamental discutirmos sobre as formas de regulamentação da Lei. O CRPRS vem participando de diversas atividades com esse objetivo: audiências públicas, lançamento da Frente Parlamentar em defesa da regulamentação e a ideia é continuar com as articulações para que a Lei efetivamente aconteça nos municípios do RS”, afirmou a presidenta do Conselho.
CRESSRS e CRPRS apresentaram os movimentos que vêm sendo construídos no estado pela pauta e também fizeram uma breve explanação sobre a atuação das/os profissionais da Psicologia e do Serviço Social no sistema de ensino básico.
As representantes das instituições presentes manifestaram o alinhamento com o tema e destacaram a importância da Lei 13.935 no cenário gaúcho. Como um dos principais encaminhamentos, foi proposto levar a discussão para as instituições e entidades, com a intenção de organizar espaços internos e externos de divulgação e mobilização pela Lei 13.935, em parceria com os Conselhos Profissionais.
Informações: CRESS/RS