Na quinta-feira, 13/02, conselheiras/os, assessorias jurídicas e fiscais dos Conselhos Regionais de Psicologia, Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Serviço Social e Enfermagem estiveram reunidos para alinhar ações relacionadas à Clínica Libertad, empresa privada contratada pelo Governo do Estado do RS para acolher residentes de abrigos da Fundação de Proteção Especial do Estado do RS (FPE).
Para os Conselhos, o atendimento oferecido pela Clínica não corresponde ao modelo definido para as Residências Inclusivas previsto na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais do SUAS para atendimento de jovens e adultos com deficiência, tampouco aos Serviços Residenciais Terapêuticos em Saúde Mental, no âmbito do SUS. “As rotinas padronizadas e a setorialização da Clínica não proporcionam nenhuma autonomia aos residentes. O serviço oferecido é característico do modelo manicomial, não estando voltado à inserção social e comunitária”, avaliou a conselheira vice-presidenta do CRPRS, Carolina dos Reis.
A reunião aconteceu na sede do CRPRS e contou com a participação da conselheira vice-presidenta Carolina dos Reis, da conselheira Luciana Fossi e do assessor jurídico Mauro Pizzolatto. A partir desse encontro, será articulada uma audiência pública para ampliar o debate junto à sociedade, reunindo conselhos de direito e Poderes Legislativo e Judiciário, além dos conselhos profissionais.
Confira nota publicada em outubro do ano passado com manifestação do CRPRS sobre a Clínica LIbertad.