O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, através do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP, promoveu na tarde desta quinta-feira, 16/02, na sede do CRPRS, encontro presencial com psicólogos e demais atores das políticas públicas que desenvolvem ações de atenção às mulheres vítimas de violência. A reunião teve como objetivo debater coletivamente o documento de Referências Técnicas para a Atuação Profissional dos Psicólogos nos Serviços de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência que está sendo construído.
A consulta pública é mais uma ferramenta que busca garantir que o processo de produção de documentos pelo CREPOP e pelo Sistema Conselhos, para a categoria, seja um processo participativo, democrático e representativo.
A Pesquisa
No ano de 2008 o CREPOP/RS realizou uma pesquisa de abrangência estadual que teve por objetivo conhecer as práticas profissionais de psicólogos que atuam junto aos Serviços de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência. Dentre esses serviços foram contatados: Centros de Referência da Mulher, Centros Referência Especializados em Assistência Social, Hospitais Públicos, Delegacias da Mulher, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Casa de Acolhimento, Varas de Família e outros serviços vinculados à temática. Essa mesma pesquisa foi desenvolvida por toda rede CREPOP adquirindo abrangência nacional. A partir da sistematização dos dados das pesquisas regionais e com a colaboração de pesquisadores de referência da área foi produzido o documento que agora está disponível para consulta pública. Após a consulta pública, o documento será qualificado a partir das considerações e sugestões realizadas pela categoria para a produção do documento final das Referências Técnicas para a Atuação dos Psicólogos junto aos Serviços de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência.