A presidente da Comissão de Comunicação do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, Lutiane de Lara, participou em 30/08, da consulta pública ao projeto de Lei de criação do Conselho Estadual de Comunicação do Rio Grande do Sul. Na ocasião a Secretária Estadual da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, apresentou o projeto e abriu espaço para as entidades convidadas explanarem suas opiniões.
O CRPRS se manifestou favorável à criação do Conselho por entender que representa um avanço no sentido de democratizar o acesso à comunicação no estado. “Estendemos que a criação do Conselho Estadual de Comunicação é importante porque precisamos com urgência construir referências regionais de comunicação que privilegiam os modos de vida dos sujeitos locais, rompendo, portanto, com a centralidade dos padrões hegemônicos disseminados pela mídia do sudeste”, afirmou Lutiane.
Para o CRPRS a criação deste Conselho é uma estratégia para criar bases de comunicação que questione a lógica de consumo que caracteriza o contemporâneo. Durante a Consulta Pública, o CRPRS manifestou que o Conselho de Comunicação deve ter maior representatividade da sociedade civil, aumentando de quatro, conforme previsto no projeto, para seis representantes da sociedade civil.
Com relação ao caráter do Conselho de Comunicação, o CRPRS entende que ele além de ser um órgão consultivo, de assessoramento e aconselhamento do Poder Executivo, deve ser também ser deliberativo, diferentemente da proposta ofertada pelo governo, pois compreende que somente desta forma o Conselho terá efetividade e poderá ser resolutivo frente às demandas de mudança que o formato da comunicação brasileira exige.
Participe da Consulta Pública
Até 10 de setembro, o projeto de lei encontra-se em consulta pública. Participe clicando aqui.
Foto: Cladio Fachel / Palácio Piratini