O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul - CRPRS assume o compromisso social de promover discursos alternativos que questionem a ordem dominante e opressora. É fundamental identificar e desconstruir estruturas sociais e práticas pessoais e profissionais que sustentam o machismo, o sexismo e a cultura do estupro.
As ameaças e atos de violência contra as mulheres, muitas vezes perpetrados ou tolerados pelo Estado, constituem obstáculos na luta pela garantia e acesso a direitos, por igualdade e equidade. É urgente a necessidade de analisar as consequências das violências contra as mulheres a partir da perspectiva de gênero.
A Psicologia tem se aproximado das discussões de gênero para compreender o cerne de tais atos violentos considerando as construções sociais, históricas e culturais estabelecidas sob as regras de uma sociedade patriarcal e heteronormativa, que sustentam a desigualdade, a discriminação, e as violências contra todas as mulheres.
A perspectiva de gênero é debatida de forma transversal nas Comissões, nos Núcleos e Grupos de Trabalho do CRPRS, tendo ênfase nas Comissões e Núcleos de Políticas Públicas e de Direitos Humanos.