Em 18 de janeiro, o CRPRS promoveu o 18º Conversando Sobre a Psicologia e o SUAS de Porto Alegre. O encontro teve como temática específica as Avaliações Psicológicas no contexto da Assistência Social e demais interfaces com a justiça. Além da Equipe do CREPOP, o evento contou com a participação da equipe de orientação e fiscalização do CRPRS. Discutiu-se sobre quais são as demandas que chegam aos profissionais através do Sistema Justiça, quem deve responder a essas demandas e como respondê-las. “As possibilidades e os limites da atuação profissional neste campo, assim como os dilemas éticos presentes no momento em que o psicólogo vai produzir um documento para o judiciário foram alguns dos pontos abordados pelos participantes do evento”, revela a assessora técnica do CREPOP, Carolina dos Reis.
O grupo de psicólogos que atuam na Assistência Social destacou a necessidade de construir um diálogo mais próximo com os órgãos do Sistema de Garantias, situando-os como parte da rede de proteção e a necessidade de, nesse movimento de aproximação, explicar as atribuições dos serviços da assistência social. “Isso é necessário para permitir um encaminhamento mais assertivo das demandas vindas do judiciário. É importante estabelecer relações com o Sistema de Justiça fundamentadas nos conhecimentos técnicos, éticos e políticos da profissão e, a partir desses, reconhecer que o saber, dentro da nossa esfera de competências, não está submisso a nenhum outro”, explica Carolina.
O próximo Conversando Sobre a Psicologia e o SUAS será realizado na sexta-feira, 22 de fevereiro, às 14h, na sede do CRPRS e terá como tema os Fluxos dentro da Rede da Assistência Social. Em março serão realizados encontros em Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas, com datas ainda a confirmar.