A última edição de 2015 do projeto Conversando sobre o SUAS e a Psicologia aconteceu terça-feira, 15/12, em Santa Maria. O encontro foi o último do segundo ciclo - A organização dos/as trabalhadores/as - ocorrido neste ano. Porto Alegre, Caxias do Sul e Erechim também realizaram encontros para debater sobre o tema. Em 2016, Pelotas receberá a edição final deste ciclo, que não pôde ser realizada neste ano. O encontro não tem data definida.
O objetivo deste ciclo é criar um espaço de discussão e articulação dos trabalhadores da política de Assistência Social e apresentar as propostas do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS (Fetsuas).
Para André Sales, assessor técnico de políticas públicas do CRPRS, "o ciclo sobre a organização dos trabalhadores apresentou à categoria a importância de se manter articulada como forma de garantir as condições para implementação das políticas públicas."
O ciclo anterior ocorreu no primeiro semestre deste ano. As cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Uruguaiana, Itaqui e Alegrete discutiram sobre a judicialização da assistência social. "O ciclo disponibilizou orientações para o manejo de uma demanda que vem crescendo junto aos psicólogos que trabalham no SUAS", destacou André. "Também permitiu ampliar a nossa compreensão sobre o assunto e sobre que estratégias traçar para manejar a matéria", concluiu.
Para o próximo ano, os temas socioeducação e acolhimento institucional foram sugeridos por participantes, mas ainda não há definição. Ao todo, 143 pessoas participaram do Conversando sobre a Psicologia e o SUAS em 2015.
Edições do segundo ciclo:
15/12 - Santa Maria
03/12 - Caxias do Sul
30/11 - Erechim
19/11 - Porto Alegre
Edições do primeiro ciclo:
04/08 - Pelotas
26/06 - Alegrete
25/06 - Uruguaiana
19/06 - Porto Alegre
16/06 - Santa Maria
11/06 - Caxias do Sul
14/05 - Itaqui