O Núcleo de Políticas Públicas da Subsede Serra do CRPRS promove nesta segunda-feira, 10/12, a partir das 18h30, na Subsede Serra (rua Cel Flores, 749/505), uma reunião ampliada com o tema “Violência contra as mulheres e a questão racial”.
O evento, promovido em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caxias do Sul, integra a programação da mobilização global “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
O Conselho propõe anualmente uma agenda de ações para orientar e prevenir o fenômeno da violência contra as mulheres em parceria com diversas entidades do Estado, entre elas o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.
A temática, em especial diante do recorte racial, tem recebido crescente atenção à medida que se torna objeto de políticas públicas para prevenção, assistência e garantia de direitos.
A atividade terá intervenções das psicólogas Fabíola Zeni Papini, que integra a Marcha Mundial das Mulheres, Dóris Pinto Soares e Fernanda Francisca da Silva, ambas do Núcleo de Relações Raciais do CRPRS.
A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização global da sociedade civil que iniciou no dia 25 de novembro – que marca o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres em homenagem às irmãs Pátria Mercedes Mirabal, Minerva Argentina Mirabal e Antonia María Teresa Mirabal assassinadas em 1960, na República Dominicana, durante a ditadura de Rafael Leónidas Trujillo de Molina.
No dia 10 de dezembro, quando se encerra a campanha, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.