O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) lançou o seu segundo documento de referências para a atuação dos psicólogos. Desta vez, o documento apresenta referências para atuação no campo da Saúde do Trabalhador no Âmbito da Saúde Pública.
O texto foi elaborado por uma comissão de especialistas e contou, durante sua produção, com a participação da categoria que se manifestou na consulta pública realizada pelo próprio Centro de Referências. O objetivo do material é fornecer parâmetros básicos para a atuação e estimular a reflexão e o debate contínuos sobre a prática na área da Saúde do Trabalhador.
Para o presidente do CFP, Humberto Verona, o CREPOP sintetiza o esforço do Sistema Conselhos de Psicologia no sentido de conhecer e organizar as diversas experiências de psicólogos e psicólogas inseridos nas políticas públicas. "O objetivo dos documentos de referência criados a partir de todo o levantamento feito não é criar uma norma rígida de padronização da prática dos psicólogos, mas parâmetros de atuação para a construção de uma Psicologia comprometida com uma prática transformadora e crítica".
Saiba mais sobre o Crepop
Projeto aprovado desde 2005 e ratificado sucessivamente pelas diversas instâncias deliberativas do Sistema Conselhos, o CREPOP parte da experiência concreta do Banco Social de Serviços e, neste ano de 2008, consolida uma metodologia particular e complexa de integração de informações sobre a presença da Psicologia nas Políticas Públicas. Além do levantamento permanente de informações sobre a presença e atuação de psicólogos em programas de políticas públicas, o CREPOP trabalha com quatro núcleos de prática profissional este ano: atuação em programas de educação inclusiva, em programas de medidas sócio-educativas em meio aberto/liberdade assistida, em programas de atenção à mulher vítima de violência de gênero e em programas de atenção básica em saúde.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia