O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou na semana passada, durante o Webinário Nacional Psicologia e Execução Penal, o documento “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) no Sistema Prisional”, produzido no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Esta publicação é uma resposta às demandas da categoria quanto à revisão da primeira edição, publicada em 2012.
O documento tem como objetivo discutir alguns aspectos do Sistema Prisional brasileiro à luz da Psicologia, traçando uma crítica e possibilidades de atuação e dialoga com os resultados das pesquisas realizadas pelo CFP em 2007 e 2018 sobre a atuação da categoria no Sistema Prisional, bem como com dados atualizados sobre a situação carcerária no país.
A leitura convoca a categoria para uma crítica sobre a situação carcerária brasileira, suas relações com situação socioeconômica da população brasileira, racismo estrutural arraigado na sociedade e o encarceramento da juventude negra. A publicação chama a atenção para a presença de públicos específicos como mulheres e população L.G.B.T.I.+ no Sistema Prisional, bem como para as condições da população carcerária diante da pandemia de Covid-19.
Clique aqui e acesse a publicação.