O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) está realizando uma pesquisa sobre a atuação das/os psicólogas/os nas políticas públicas de atenção às pessoas com deficiência. No CRPRS, o CREPOP está convidando todas as/os profissionais da Psicologia que atuam em diferentes setores dessas políticas públicas a contribuir no processo de formulação dessas referências técnicas. A pesquisa encontra-se na etapa qualitativa que consiste em entrevistas individuais e/ou grupais, com o objetivo de investigar a prática profissional dos mesmos nos serviços. Preencha o formulário clicando aqui até 18/10 e aguarde ser contatada/o.
Diante da crescente participação da Psicologia nas ações voltadas às pessoas com deficiência, a pesquisa do CREPOP pretende compreender a execução dos serviços da rede e a atuação, investigando os desdobramentos e os desafios da prática por meio de um delineamento quantitativo e qualitativo. Nesse sentido, estão sendo realizados, regional e nacionalmente, mapeamentos sobre quem são, onde atuam e a partir de quais práticas e concepções as/os psicólogas/os desenvolvem ações dentro da Política de Atenção a Pessoas com Deficiência, bem como levantamentos estatísticos e buscas sobre os marcos lógicos e legais relevantes para a discussão.
A indicação do tema surgiu para o CREPOP em 2019, durante o 10º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), e está presente em diversas outras deliberações, que tratam tanto da defesa dos direitos, da participação nos espaços do Sistema Conselhos de Psicologia e nos espaços de Controle Social.
Para contribuir com a etapa quantitativa, acesse o questionário on-line acesse https://pt.surveymonkey.com/r/crepop2022_pcd
Conheça o CREPOP
O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é uma ferramenta de caráter operacional que atua, desde 2006, em um processo de (re)conhecer, formular e orientar as práticas profissionais da Psicologia desenvolvidas nos diferentes campos das políticas públicas, sustentado no compromisso social como um eixo político central, posicionando-se pela garantia dos direitos humanos.
O CREPOP define como um de seus principais propósitos ampliar, de forma qualificada, a atuação das/os psicólogas/os na esfera pública e expandir a contribuição profissional da Psicologia para a sociedade brasileira. Nesse sentido, realiza a sistematização e difusão dos conhecimentos e práticas psicológicas aplicadas ao setor público estatal; atua no registro das competências da profissão nesse campo; identifica novas oportunidades de inserção da Psicologia e as limitações presentes na atuação das/os profissionais nas políticas públicas. Além disso, a partir do desenvolvimento de pesquisas qualitativas, constrói e disponibiliza Referências Técnicas para o exercício profissional nesse campo.