O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do CRPRS assina capítulo da publicação “O psicólogo e as políticas públicas de assistência social”, organizado pelas professoras Lílian Rodrigues da Cruz, do curso de Psicologia da Unisc, e Neuza Guareschi, da Ufrgs.
O capítulo “Conversando sobre a Psicologia e o SUAS: potencialidades e desafios para a atuação profissional dos psicólogos na Política de Assistência Social” foi produzido pela conselheira presidente do CRPRS, Vera Lucia Pasini, e pelas assessoras técnicas do CREPOP-RS, Carolina dos Reis e Sílvia Giugliani.
As práticas psicológicas na assistência social tornam-se um eixo de investigação e problematização no campo da Psicologia Social à medida que o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) prevê nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) a inclusão do profissional da Psicologia na composição da equipe mínima.
No sentido de contribuir com este debate, está sendo lançada a obra “O psicólogo e as políticas públicas de assistência social”, editado pela Vozes, que reúne 14 trabalhos inéditos de pesquisadores e profissionais da Psicologia.
Segundo as docentes, a implementação dos centros tem ocorrido rapidamente e de forma concomitante ao crescimento do número de psicólogos atuando no território das políticas públicas de assistência social. Nos últimos anos, o SUAS tem sido o maior empregador dos psicólogos em todo o Brasil, onde mais de 20% dos profissionais do país estão trabalhando com políticas públicas. A cada ano, 4 mil novos psicólogos são contratados para trabalhar nas políticas públicas de assistência social e suas interfaces.