O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul participou na segunda-feira, 08/08, de reunião com representantes de outros Conselhos e entidades representativas de mais de 300 mil profissionais para discutir a importância da organização em defesa pela autonomia dos profissionais da Saúde.
Na reunião, realizada na sede do Conselho Regional de Odontologia, o grupo criou o Fórum Permanente em Defesa da Autonomia das Profissões da Saúde. Os/As participantes ressaltaram a importância de manter a mobilização das diferentes categorias após o encerramento da tramitação do Projeto de Lei do Senado nº 350 de 2014, conhecido como Novo Ato Médico, que foi retirado pela autora. O PL tornava privativo dos médicos uma série de procedimentos hoje executados de forma autônoma por outros profissionais da Saúde.
As conselheiras do CRPRS Luciane Engel e Alexandra Ximendes participaram da reunião representando o CRPRS. A psicóloga Danielle Souza de Moraes participou do encontro representando o Sindicato dos Psicólogos do Rio Grande do Sul.
A proposta, agora, é que as entidades representativas se unam para divulgar à sociedade a importância da autonomia dos profissionais da Saúde. Para isso, o grupo irá reunir-se mensalmente para preparar uma campanha de esclarecimento. A próxima reunião será na sede do CRPRS em setembro.