Iniciou nesta quarta-feira, 01/12, no Foro Central de Porto Alegre, o julgamento dos quatro responsáveis pelo incêndio na boate Kiss, em 2013, em Santa Maria. A previsão é de que o julgamento se estenda por, aproximadamente, duas semanas.
Os réus respondem por 242 homicídios com dolo eventual, quando se assume o risco de matar, e 636 tentativas de homicídio, em referência à quantidade de feridos. No decorrer dos trabalhos, serão ouvidas 20 testemunhas, 14 sobreviventes do incêndio e os réus.
Por uma iniciativa da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), em parceria com o CRPRS e outras entidades, foram organizadas tendas de acolhimento a todas/os que necessitarem de apoio psicológico durante o julgamento. Em Porto Alegre, haverá plantões de atendimento dentro do Fórum, na sala do júri, na sala de apoio e nas salas que reunirão familiares para acompanhar julgamento por meio de telões. Um grupo e apoio também estará realizando atendimentos em Santa Maria, nos locais que reunirão familiares e amigos de vítimas que estiverem acompanhando o julgamento. Essa organização foi realizada a partir de profissionais que atuaram em Santa Maria na época do desastre, integrantes do programa Santa Maria Acolhe.
- Para acompanhar o julgamento em tempo real, acesse o canal do Tribunal de Justiça do RS (TJRS) no YouTube (https://www.youtube.com/c/tjrsnoticias, ou o Twitter Ao Vivo do TJRS (https://twitter.com/tjrsaovivo).
- Para saber mais sobre o caso: https://www.tjrs.jus.br/novo/caso-kiss.