A conselheira-presidente do CRPRS, Ivarlete Guimarães de França, participou nesta terça-feira da plenária das entidades pró Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), evento que está agendado para os dias 1, 2 e 3 de dezembro, em Brasília.
Durante as discussões, a representante dos psicólogos no encontro colocou sua posição diante da causa: “Nós entendemos o que a mídia produz no nosso cotidiano. Ela passa valores, modela o comportamento da sociedade e isso se revela importante na medida em que alcança, senão todos, quase todos os brasileiros”.
No encontro que teve como sede o Cpers, estavam presentes também representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), da Federação dos Comerciários, dos Correios, estudantes e jornalistas. A importância do tema foi destacada pela vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas, Márcia Camarano: “Essa questão diz respeito a todos que usam os meios de comunicação”.
Após a reunião, o grupo dirigiu-se para a Esquina Democrática, localizada no encontro da Av. Borges de Medeiros com a Rua dos Andradas. Mais alguns militantes da causa, com bandeiras e autofalante em punho, uniram-se ao movimento para convidar os gaúchos a participar da Audiência Pública pela realização da Confecom. Durante o seu discurso, Ivarlete criticou o individualismo produzido pelos veículos de comunicação e pela publicidade e propôs um controle social: “Não queremos censura, mas sim um controle que possibilite a transformação de indivíduos em sujeitos, que eduque nossas crianças”. Ela citou como exemplo os comerciais que influenciam o consumismo de crianças e que desestabilizam dependentes químicos, como alcoolistas: “Tem propagandas que promovem o cuidado com o usuário, mas também tem propagandas de cerveja”.
A audiência pública, evento oficial pela realização do evento na capital federal, acontecerá dia 3 de setembro, a partir das 9h30, na Sala Maurício Cardoso, da Assembleia Legislativa.