Com o objetivo de trabalhar com o imaginário dos estudantes a respeito da função do Conselho Regional de Psicologia e do Sistema Conselhos (Congresso da Psicologia, Conselho Federal, Assembléia das Políticas Administrativas e Financeiras), o CRPRS promoveu a oficina "Roupa Suja se Lava em Casa", durante o Encontro Regional de Estudantes de Psicologia - XVII EREP Sul. Coordenada pelo conselheiro Henrique Gheno Zilli e pela colaboradora do CRPRS Melissa Classen, a oficina reuniu 23 pessoas de diferentes instituições (UNOESC, FACCAT, URI-Erechim, UFSC, PUC-MG, UEM-Maringá e FURB-Blumenau) que expressaram suas dúvidas e críticas ao CRP através de uma atividade lúdica. "Notamos que há uma discrepância de percepções. Enquanto alguns estudantes não têm as informações básicas – o que é um conselho, qual sua função/finalidade, mecanismos de atuação –, vários outros apresentaram questões atuais, com posicionamento crítico e embasamento técnico", constata Henrique. Entre os temas levantados estavam a Psicologia no Ensino Médio, a psicoterapia nos planos de saúde, formas de fiscalização, e a necessidade de um maior engajamento político dos estudantes e da categoria em prol da profissão. Para sanar as dúvidas foi apresentado o trabalho das diversas comissões e GTs do CRPRS e a atuação política da gestão.
O Conselho ainda promoveu a oficina “Políticas Públicas: o que eu tenho a ver com isso?”. A proposta era construir um conceito de políticas públicas e de compromisso social, evidenciando o papel dos psicólogos nos serviços e nas instâncias de controle social para a garantia de direitos dos cidadãos, como ter acesso à saúde, educação, seguridade social, habitação, entre outros.
O tema do EREP Sul foi “De‘s’formação: um passo fundo na/da/em Psicologia", e teve como foco a proposta de rever conceitos e questionar a formação em Psicologia. O evento foi realizado em Passo Fundo, no início de maio.