O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) assina, em conjunto com mais de cem entidades, nota direcionada ao governador e aos prefeitos do RS em defesa da manutenção do isolamento social como fundamental medida contra o Covid-19. O documento foi enviado nesta segunda-feira, 30/03, às autoridades.
De acordo com a Nota, é necessário respeitar todas as recomendações técnicas pelos próximos dias para analisar o crescimento da curva no Brasil e o impacto das medidas já adotadas. Para isso, é imperativo intensificar as estratégias de isolamento para conter o aumento da pandemia, assim como garantir tempo para organização e redimensionamento do nosso sistema de saúde. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a grande maioria dos municípios ainda aguarda a chegada de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e aventais, além de aparelhos hospitalares, como respiradores mecânicos. “Precisamos da firmeza das autoridades das esferas municipal, estadual e federal para manter o comércio fechado e as aulas suspensas. Mesmo os serviços reconhecidos legalmente como essenciais, e que precisam seguir em atividade, devem atender meticulosamente todas as orientações de prevenção e proteção”, afirmam as entidades.
Conscientes da grave crise econômica que enfrentaremos, as entidades defendem que é preciso lutar em defesa do bem maior de cada ser humano, que é a vida: "o momento recomenda ouvir a voz lúcida da comunidade científica mundial”.
Confira nota na íntegra.