A Avaliação Psicológica em tempos de Covid-19 foi o tema da segunda edição do CRPRS Convida, live realizada no Instagram do Conselho, na quarta-feira, 29/04. A conselheira Fabiane Konowaluk Santos Machado (CRP 07/8713), presidenta da Comissão de Avaliação Psicológica, e o psicólogo fiscal Lucio Fernando Garcia (CRP 07/8011), coordenador da Área Técnica do CRPRS, foram os convidados. A condução da live foi feita pela conselheira Roberta da Silva Gomes, presidenta da Comissão de Comunicação.
Em sua fala, Fabiane ressaltou a importância de as/os psicólogas/os estarem atentas/os à Resolução CFP nº 09/2018, que estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional. “A Resolução evidencia que o processo de Avaliação Psicológica não se reduz apenas à aplicação de testes, traz um conceito mais ampliado e sinaliza a utilização de documentos complementares necessários ao processo de avaliação”. Considerando o atual contexto, as entrevistas, por exemplo, que devem fazer parte de um processo de Avaliação Psicológica, podem ser feitas de forma remota. Sobre a aplicação de testes, Fabiane orienta que as/os profissionais consultem o SATEPSI e verifiquem no manual de cada teste aqueles que podem ser aplicados de forma remota. “Nesses casos, também é necessário estar castrado na plataforma e-Psi”, ressalvou. O cadastro é uma das condições previstas pelo CFP para que psicólogas/os em todo o país possam atuar de forma online.
Sobre o atendimento de crianças, Fabiane destaca a importância do cuidado na higienização dos materiais e do próprio ambiente. “Além dos instrumentos de avaliação propriamente, utilizamos, nesses casos, jogos e brinquedos e devemos ter cuidado na higienização desses materiais”. Como o atendimento deve ser presencial, é fundamental também o uso de EPIs, seguindo todas as recomendações de segurança.
Respondendo a dúvidas da categoria, explicou a diferença da avaliação psicossocial em atendimento às Normas Regulamentadoras (NRs) – que é feita para atender à legislação da segurança e saúde da/o trabalhadora/or – e das avaliações organizacionais.
Novos desafios que surgem diante desse contexto de pandemia também foram citados, como a dificuldade do sigilo, considerando que as avaliações presenciais devem ser feitas em ambientes arejados, com portas e janelas abertas. “É preciso muita delicadeza nessas abordagens, nesse novo ambiente. As duas partes têm que compreender que vivemos um período de excepcionalidade, em que tudo é novidade. Teremos que nos adaptar a esse processo a partir de agora”. Sobre avaliações no âmbito do Sistema de Justiça, Fabiane citou a nota que o CRPRS publicou recentemente orientando as/os profissionais.
Na sequência da Live, Lucio Garcia, coordenador da Área Técnica do CRPRS, explicou as principais mudanças na produção de documentos psicológicos com a publicação da Resolução CFP nº 06/2019, desenvolvida para ampliar o leque de documentos psicológicos nos mais variados campos de atuação, fornecendo mais informações éticas e técnicas necessárias para produção da escrita qualificada. “A Resolução deixou mais precisa a definição de conceitos e de como se elabora cada tipo de documento psicológico escrito, que são produzidos no dia a dia da/o psicóloga/o”, explicou.
Instrumentos de avaliação psicológica que podem ser aplicados em formato de entrevistas poderão ser utilizados de forma online pela/o profissional, tendo o cuidado de verificar as recomendações de uso no SATEPSI e observar a Nota Técnica 07/2019, que orienta psicólogas/os sobre a utilização de testes psicológicos em serviços realizados por meio de tecnologias de informação e da comunicação.
Na Live, Lucio também falou sobre as avaliações no Sistema Prisional destacando a necessidade de sempre serem garantidas as condições de sigilo e confidencialidade. Recentemente o Sistema Conselhos de Psicologia publicou nota de orientação sobre a atuação neste contexto em tempos de pandemia.
Mais orientações sobre a atuação em tempos de Covid-19 em crprs.org.br/covid19.
CRPRS Convida
CRPRS Convida é um novo espaço de comunicação com a categoria e com a sociedade. A cada live, o CRPRS receberá um convidado para falar sobre temas de interesse da categoria, contribuindo assim para uma atuação profissional ética, plural, democrática e sem preconceito.
Para participar, acesse http://instagram.com/conselhopsicologiars.