O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) criou o Grupo de Trabalho em Emergências e Desastres, que já está atuando no mapeamento das necessidades das regiões atingidas, traçando estratégias efetivas para contribuir no acolhimento das vítimas e no amparo às cidades.
Está acompanhando os lamentáveis acontecimentos oriundos das enchentes que afetaram diversos municípios no estado, entre eles: Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Colinas, Encantado, Estrela, Passo Fundo, Ibiraiaras, Mato Castelhano.
A orientação à categoria é de que aguardemos as instruções dos órgãos competentes (Defesa Civil, órgãos governamentais, etc), envolvidos nas primeiras ações de socorro, proteção e prevenção de agravos, que já ofertam os cuidados prioritários no atendimento às primeiras necessidades das vítimas do desastre.
Replicamos o pedido de que seja evitado o deslocamento desnecessário, em direção às comunidades afetadas, para que o fluxo de pessoas e veículos não atrapalhe o acesso das equipes de apoio e os trabalhos emergenciais. Ressaltamos ainda, que neste primeiro momento, há demanda por voluntários para as atividades de limpeza, reparos, reconstrução, organização de doações, produção da alimentação e cuidados com crianças. Para compor as escalas já organizadas para isso, é necessário se dirigir aos espaços de referência de cada município (em breve divulgaremos os contatos).
O CRPRS tem acompanhado as ações mobilizadas por psicólogas que atuam nos territórios atingidos e que já auxiliam nestas primeiras ações frente ao cenário já consolidado. É importante ressaltar à categoria e à sociedade, o risco de novos incidentes climáticos nas regiões atingidas.
Está sendo organizada a abertura de cadastro para o recrutamento de profissionais voluntários para realizarem o acolhimento e acompanhamento às pessoas atingidas. A previsão de abertura de inscrições é para terça-feira, 12/09/2023, quando também será publicizada a forma de entrada, atuação e acompanhamento nas regiões atingidas. Os profissionais que se cadastrarem, receberão orientações para atuação em contextos de emergências e desastres.
A partir de segunda-feira, 11/09, estaremos recebendo, em nossa sede (Av. Protásio Alves, 2854, sala 301, Porto Alegre/RS), das 09 às 17h, doações a serem enviadas para as cidades mais atingidas. Segundo a defesa civil, os itens mais necessários no momento são:
Itens de higiene pessoal: escova de dente, creme dental, desodorante, absorvente, aparelho de barbear, rolos de papel higiênico e fralda
Itens diversos: cobertor, lençol e travesseiro.
Novas informações, encaminhamentos e orientações, serão compartilhadas nas redes sociais do CRPRS.