No dia 27 de janeiro, o incêndio que acabou com as vidas de 242 jovens e deixou mais de 600 feridos, em Santa Maria, completa 10 anos. O Conselho Regional de Psicologia do RS integrou uma organização de frentes de trabalho voltadas ao atendimento psicossocial de vítimas e familiares, em que cerca de 400 psicólogas atuariam declarar nos atendimentos na época do incêndio. Desde então, o CRPRS acompanha ações propostas pela associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, bem como contribuiu no acolhimento a familiares no período do julgamento, em dezembro de 2021.
Em dezembro de 2022, teve início no CRPRS um Grupo de Trabalho que irá organizar as ações que marcarão os 10 anos do incêndio na boate Kiss, 10 anos de impunidade, firmando o compromisso da categoria ao longo de 2023 para pautar o desastre de Santa Maria em diferentes espaços, engajando-se ativamente na luta pela garantia dos direitos humanos e contra a omissão das ações do Estado.
Integram o GT conselheiras/os da Subsede Centro-Oeste, Silvana Maia Borges, Diego Gonçalo Moraes Gomes e a colaboradora Bruna Osório, Comissão de Direitos Humanos, Marina Pombo, a conselheira secretária, Eliana Sardi Bortolon, e o psicólogo Gabriel Rovadoschi Barros, sobrevivente do incêndio na Boate Kiss e atual presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria.
Diversas ações estão previstas para os dias 26 e 27 de janeiro, em Santa Maria, e em breve serão divulgadas.