No sábado, 04/12, conselheiras/os do CRPRS realizaram nova plenária no formato híbrido. Além das/os 13 conselheiras/os presentes na sede do Conselho, em Porto Alegre, a conselheira tesoureira Fabiane Konowaluk Santos Machado participou das discussões de modo remoto, por videochamada.
Na primeira parte da atividade, foi apresentada a nova assessora jurídica Luciana Toss, que passa a integrar o quadro funcional do CRPRS. Em seguida, foram apresentados informes sobre o calendário de eventos e a necessidade de fechamento da agenda para novos eventos até 15/01, a pedido da Comissão de Comunicação, em função do volume de demandas atual.
Com relação ao retorno ao trabalho presencial no CRPRS, previsto para janeiro, a conselheira Fabiane Machado discorreu sobre os aspectos que envolvem essa retomada, incluindo a revisão dos protocolos de biossegurança.
Após esse debate inicial, as conselheiras Roberta Gomes e Eliana Bortolon apresentaram alguns pontos discutidos na última Assembleia de Políticas da Administração e das Finanças (Apaf) realizada em novembro, de forma presencial, em Brasília.
Seguindo as pautas da plenária, a conselheira Maynar Vorga apresentou preocupação com os rumos da Nova Política Nacional sobre Drogas no incentivo às Comunidades Terapêuticas. Uma frente de trabalho será organizada para articulação com outros Conselhos Regionais de Psicologia e entidades. Outro ponto levantado pela conselheira Maynar trata do trabalho da Rede de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Prisional no Rio Grande do Sul colocando em debate qual seria o papel do CRPRS nessa organização.
A conselheira Janete Nunes Soares, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, apresentou proposta de nova Diretriz Interna de Gestão (DIG), substituindo a DIG nº 01/2017, que dispõe sobre a solicitação, análise e concessão de divulgação de pesquisas acadêmicas nos meios de comunicação do CRPRS. A proposta foi aprovada por unanimidade. O novo texto deverá ser publicado em breve.
A participação dos Conselhos Federal e Regional no Fórum Social Mundial das Resistências foi trazida para debate pela conselheira presidenta, Ana Luiza de Souza Castro. O evento acontecerá de 26 a 30/01/2022 em Porto Alegre. O CFP terá uma tenda e estará na organização da Assembleia de Convergência sobre Direitos Humanos. Foi constituído um Grupo de Trabalho para tratar dessa organização.
A conselheira Alice Ubatuba de Faria informou que a Comissão de Processos Clínicos e Psicossociais está trabalhando na atualização da campanha “Seu psicoterapeuta é psicóloga/o?”.
A agenda de plenárias e eventos já prevista para 2022 e a atualização de nominatas de conselheiras/os que integram as Comissões, Núcleos e GTs foi revisada pela conselheira secretária, Eliana Sardi Bortolon.
Na plenária, seguindo o rito de julgamentos éticos, o presidente da Comissão de Ética, Leandro Inácio Walter, fez a distribuição de processos éticos para emissão de pareceres e definição de relatoras/es.