A Comissão de Direitos Humanos do CRPRS e a Comissão Gestora da Subsede Serra promovem no próximo dia 3 de abril (terça-feira) a roda de conversa “Psicologia, Direitos Humanos e Povos Indígenas”. O debate foi solicitado por psicólogas da etnia kaingang que acompanham famílias indígenas de Passo Fundo e região.
O evento, que ocorrerá na Faculdade Anhanguera (rua Paissandu, 1200) a partir das 14h, tem como objetivo promover o debate junto às/aos psicólogas/os da região acerca dos direitos humanos e suas interseções com as diversas formas de violência de Estado.
O noroeste gaúcho tem se destacado como uma região de intensos conflitos agrários pela predominância do agronegócio em detrimento de áreas de reservas indígenas – no último dia 15 de março, no município de Passo Fundo, ocorreu uma operação militar que se impôs violentamente contra 12 famílias kaingangs residentes no local. A situação foi debatida no Conselho Estadual de Direitos Humanos e no Comitê Estadual de Combate à Tortura, espaços em que o CRPRS têm tido participação sistemática.
Dados IBGE mostram que a população indígena está em processo de crescimento no Brasil, sendo que o Censo de 2010 revelou uma alta superior à expectativa. Atualmente, segundo o Censo, há 896.917 indígenas no país (0,4% da população) divididos em 305 etnias.
O evento é aberto a psicólogas/os e estudantes de Psicologia.