No sábado, 19/08, o CRPRS participou do evento “Saúde Mental da População Negra” promovido pelo Movimento Negro Unificado e Ação da Cidadania, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O psicólogo conselheiro Luís Carlos Bolzan (CRP 07/08530), representou o CRPRS fazendo a mediação das mesas.
A mesa da manhã contou com a presença do historiador e vereador Lucas Caregnato e do psicólogo Diogo Bantaqui (CRP 07/38187), que compartilhou relatos de pessoas negras entrevistadas por ele sobre suas experiências com racismo e bullying. A mesa da tarde foi formada pela psicóloga Thais Ghenês (CRP 07/28748) e pela pedagoga Manuela Moraes, que falou sobre a relação do racismo e saúde mental demarcando o quão profundamente o racismo agride mulheres negras oprimidas pelo preconceito e segregação racial.
O conselheiro Luís Carlos Bolzan marcou a correlação entre modo de produção burguês, seu funcionamento de expropriação e estranhamento com a produção do racismo como forma do estranhamento da pessoa consigo mesma, e suas relações de produção intolerantes, segregadoras e destrutivas, sem poder se admitir como é, por sua ferida narcísica incicatrizável, sempre se apresentando como seu contrário. "O racismo é consequência desse metabolismo de estranhamento do humano consigo mesmo pelas relações de produção desse modo produtivo do colonialismo burguês, branco, cristão", expressou.