A Comissão de Avaliação Psicológica (CAP) do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul reuniu-se na sexta-feira, 24/03, para discutir sobre a avaliação psicológica e o papel da/o psicóloga/o que trabalha na área de Trânsito e Mobilidade Humana. A atividade aconteceu na Sede do CRPRS e contou com a participação das psicólogas Aurinez Rospide Schmitz, do Instituto de Psicologia do Trânsito Ande Bem, e Vera Escobar, da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit-RS).
Conduzido pela presidente da CAP, conselheira Michele Pens, o grupo abordou temas como o trabalho das/os psicólogas/os nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), a percepção da sociedade sobre as avaliações psicológicas no trânsito e como o CRPRS pode, em parceria com demais entidades, buscar a valorização da/o psicóloga/o que atua na área do trânsito.
Foi abordada ainda a importância de qualificar, cada vez mais, as avaliações psicológicas realizadas para a carteira nacional de habilitação (CNH), tendo em vista que, para muitas pessoas, esta é a primeira experiência com psicólogas/os e, a partir dela, se estabelece a imagem da/o profissional. "A preocupação da nossa gestão é trabalhar essa pauta de responsabilidade com as/os psicólogas/os que trabalham na área do trânsito, levando em conta suas principais reivindicações e necessidades", enfatiza a conselheira Michele.
A próxima reunião da CAP está prevista para o dia 28/04, às 14h30, e fará um levantamento de demandas da categoria de psicólogas/os que atuam com trânsito e mobilidade urbana.