O Conselho Regional de Psicologia do RS participou, na sexta-feira, 12/11, do encontro on-line “Considerações sobre o papel da/o psicóloga/o no Controle Social”, promovido pela Comissão de Políticas Públicas do Núcleo de São Leopoldo da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS). Na ocasião, o CRPRS foi representado pelo conselheiro referência do Controle Social, Vinícius Pasqualin, representante do CRP no Conselho Estadual do Direito LGBT e no Conselho Municipal de Assistência Social de Guaíba, pela psicóloga Daniela Arns, representante do CRP no Conselho Estadual de Assistência Social, e pela psicóloga Elaine Rosner, representante do CRP no Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre.
Controle Social refere-se à participação da sociedade no acompanhamento e na fiscalização das ações do governo, como forma de descentralização do poder e de expressão de cidadania. Ou seja, é a capacidade que a sociedade tem de intervir nas políticas públicas, interagindo com o Estado para o estabelecimento de suas necessidades e interesses.
“Para isso, nós, enquanto psicólogas/os, precisamos nos apropriar das políticas públicas existentes para poder nos posicionarmos nessas relações de uma maneira ético-política, contra retrocessos”, destacou Vinícius ao explicar como funciona a Comissão de Políticas Públicas do CRPRS, que é responsável pela articulação das representações da categoria nas instâncias de Controle Social e pela construção de orientações e referências técnicas, por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).