A Conselheira Presidente do CRPRS, Loiva Maria de Boni Santos, participou hoje (4) da mesa de audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O encontro, promovido pela Comissão de Assuntos Municipais, reuniu representantes de órgãos governamentais e de entidades da sociedade civil que debateram o combate ao crack e apresentaram projetos de enfrentamento ao problema.
Em sua fala, a representante do CRPRS defendeu o cuidado em rede para enfrentar o avanço do crack e outras drogas. “Nossa tendência é excluir, segregar, internar os usuários de drogas. Em alguns casos, a internação é pontual como estratégia de tratamento, mas ela é inócua se não há uma rede competente para receber este indivíduo de volta. Desta forma, ele retorna sempre ao consumo”, esclareceu.
A Conselheira ainda chamou a atenção dos presentes para a forma como os veículos de comunicação tratam a questão das drogas, ressaltando sua ineficiência: “As drogas sempre estiveram presentes na história da humanidade. O problema é quando a busca da droga traz prejuízos para o indivíduo. A mídia trata o crack como o vilão, mas as estatísticas apontam que o uso da droga é ínfimo em comparação às outras, como álcool e benzodiazepínicos. A forma como a mídia tem tratado o problema, com uma proposta aterrorizante para instalar o pânico, não tem auxiliado no combate ao uso abusivo de drogas. Este é um problema de todos nós”.
“É por isso que defendemos a redução de danos como uma estratégia possível para combater o problema. O crack revela-se como a forma de enfrentar o sofrimento e a dor da situação de rua. Assim, é necessário pensar estratégias efetivas de aplicação de recursos, com ações pensadas do poder público. É preciso combater a morte com vida: levar arte, cultura, esporte e lazer às comunidades como uma estratégia de enfrentamento efetiva contra o uso abusivo de drogas”, defendeu Loiva.
No final do encontro foi aberto espaço para intervenções de representantes de municípios e entidades do terceiro setor, que expuseram suas iniciativas de prevenção e tratamento aos usuários de drogas. A mesa contou com a presença dos deputados estaduais Cassiá Carpes (PTB) e Leila Fetter (PP).