Os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPRS) e Serviço Social (CRESS/RS) participaram na última sexta-feira, 14/01, de reunião na Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Santa Maria, a pedido da Superintendência Pedagógica, na pessoa de Suzane Dubou Serafim e de Gisele Bauer Mahmud, coordenadora do setor, com a participação das/os servidoras/es do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Humano (Fordes), ligado à SMED, com o objetivo de orientar sobre a atuação dessas profissões na Educação Básica e discutir as competências a serem construídas para um concurso público especifico deste órgão público.
A Prefeitura de Santa Maria já vem investindo esforços de busca ativa e trabalhos transversais na rede de educação do município. Com a aprovação da Lei 13935/19 que prevê a inserção de psicólogas/os e assistentes sociais nas redes públicas de educação básica em todo o país e com a criação do Fordes, sentiu a necessidade de ampliar orientações sobre o fazer das/os profissionais da Psicologia e Assistência Social no âmbito escolar. Além disso, é fundamental evidenciar as múltiplas possibilidades de atuação na rede de educação básica junto aos gestores públicos, com o intuito de uma construção coletiva e amplo entendimento sobre este processo de implementação.
Neste sentido, representantes do CRESS/RS e do CRPRS apontaram alguns tópicos da Lei e apresentaram, de maneira resumida, as competências dessas profissões na Educação, além de elucidar formas de atuação interdisciplinar de profissionais das áreas junto às equipes da rede de ensino básico.O encontro contou também com a participação da secretária de Educação de Santa Maria, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, da superintendente do setor de Gestão de Pessoas, Solaine Maria Massierer, com os representantes do Núcleo Fordes e profissionais da Psicologia, Patrícia Falkembach Knackfuss e Marcel Mata de Souza e com as assistentes sociais Graciele Matos, Daniele Ilha e Isla Carolina Chaves Paraiba.
O CRPRS foi representado pelo conselheiro e presidente da Comissão de Educação, Vinicius Pasqualin, pela coordenadora do Núcleo de Educação da Subsede Centro-Oeste, Silvana Maia Borges, e pela integrante do Núcleo, Taís Alberti. A secretária Lúcia Madruga comentou sobre o histórico da implantação e a importância do trabalho de equipes multiprofissionais. Salientou, ainda, “que planejam, a partir da consolidação do Fordes, modos de descentralização, criando outros núcleos pontuais em determinadas zonas do município de Santa Maria.”
Assim o CRPRS e sua Comissão de Educação têm se empenhado, cada vez mais, em realizar e participar de encontros, com o objetivo de elucidar dúvidas das/os gestores, para explicar as atribuições de cada categoria e orientar sobre a implementação da Lei 13.935/19 no estado.