O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) juntamente com a Cruz Vermelha do estado estão centralizando o cadastro de voluntários com disponibilidade para auxiliar os familiares das vítimas e os sobreviventes da tragédia ocorrida em Santa Maria. Os inscritos poderão ser contatados pela Cruz Vermelha, conforme demanda.
O cadastro deve ser feito pelo link www.crprs.org.br/voluntarios ou pelo telefone (51) 9564.1919.
No momento do cadastramento, além de informar dados de contato, cidade e horários disponíveis para atuação, o voluntário deve responder pequeno questionário que inclui questões como experiências em situações de emergências e desastres.
A decisão de reabrir o cadastro em Porto Alegre foi tomada após alinhamento de estratégias entre governos, entidades e hospitais envolvidos no atendimento das vítimas.
Psicólogos para atuação na região de Santa Maria no momento
O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul está mapeando as cidades de origem das vítimas da tragédia para buscar psicólogos voluntários que possam oferecer um atendimento continuado às famílias. Em Santa Maria, o número de voluntários que estão no local no momento é o suficiente. Não há, portanto, a necessidade de novos psicólogos se deslocarem até a cidade.
Clínicas e profissionais para atuação em seu próprio espaço
Clínicas e profissionais, em seu espaço, estão prestando atendimento voluntário aos familiares das vítimas e aos sobreviventes da tragédia ocorrida em Santa Maria. O cadastro pode ser realizado pelo formulário disponível em http://www.crprs.org.br/clinicasvoluntarias e estão sendo listadas em http://www.crprs.org.br/santamariaespecial.