Aproximadamente 800 assinaturas coletadas no Rio Grande do Sul contra o Ato Médico serão encaminhadas até a próxima quarta-feira (28) para o Conselho Federal de Psicologia. O CFP enviará o manifesto com as assinaturas coletadas em todo o país ao Presidente da República, ao Ministério da Saúde e aos Senadores. Os profissionais defendem que o conteúdo do projeto de lei representa um retrocesso às conquistas do Sistema Único de Saúde e uma interferência na autonomia das profissões da saúde.
O CRPRS, em parceria com outras entidades representativas, promoveu nos últimos meses diversos eventos para mobilizar estudantes e profissionais da saúde contra a aprovação do PL. As listas de assinaturas foram distribuídas em ocasiões como a manhã de atividades no Parque da Redenção no dia 7 de março e a audiência pública em 24 de março na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Os profissionais mobilizaram-se também em seus locais de trabalho e nas universidades.
O manifesto contra o Ato Médico pode ser conferido no site www.naoaoatomedico.org.br. O vídeo da campanha promovida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) pode ser visto em www.youtube.com/confederalpsicologia.