Nesta primeira quinzena de março, o CRPRS está enviando, pelos Correios, a todas/os profissionais regularmente inscritas/os e adimplentes do Rio Grande do Sul a publicação "Relações Raciais: referências técnicas para a atuação de psicólogas(os)".
O envio é uma decisão da atual Gestão do CRPRS, Frente em Defesa da Psicologia RS, que luta por uma Psicologia antirracista, que inclua o recorte de raça em todas as suas ações, tendo como princípio uma atuação plural, democrática e sem preconceito. “É necessário que as/os trabalhadoras/es psicólogas/os saibam identificar o sofrimento psíquico das pessoas negras e que considerem a saúde mental como parte importante do processo de superação do racismo”, explica a conselheira Roberta da Silva Gomes, presidenta da Comissão de Relações Étnico-Raciais do CRPRS.
"Relações Raciais: referências técnicas para a atuação de psicólogas(os)" é uma publicação do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Tem o objetivo de orientar categoria e sociedade sobre aspectos como a dimensão histórica, conceitual e ideológica-política da temática racial, o racismo institucional e pessoal, bem como o seu enfrentamento, e a Psicologia nas relações raciais, com suas contribuições e atuações.
> Psicólogas/os que não receberem a publicação até 15/03 deverão entrar em contato com o CRPRS pelo email imprensa@crprs.org.br solicitando seu exemplar.