Nesta quinta-feira, 14/01, psicólogos/as e usuários dos serviços e saúde mental do Rio Grande do Sul estarão em Brasília participando do movimento Loucupa Brasília, que pede a revogação da nomeação de Valencius Wurch para Coordenadoria Nacional de Saúde Mental.
Mais de 650 entidades de classe, universidades, parlamentares, movimentos sociais da luta antimanicomial, familiares de usuários e profissionais do sistema público de saúde mental, no Brasil e no exterior, estão envolvidas ou apoiam a ocupação em Brasília, que acontece desde segunda-feira, 11/01. Nesta quinta-feira, 14/01, às 10h, será realizada Assembleia Geral, em frente ao Ministério da Saúde, com todas as entidades, universidades e movimentos sociais presentes. À tarde, às 14h30, ocorre o manifesto do LoucupaBrasília em frente ao Ministério da Saúde.
A ocupação no Ministério da Saúde começou após a nomeação, pelo recém-empossado ministro Marcelo de Castro, de Valencius Wurch Duarte Filho para o cargo de Coordenador Nacional de Saúde Mental. Com trajetória manicomial incompatível com os avanços da Reforma Psiquiátrica brasileira, a nomeação de Wurch, além de desrespeitar o perfil adequado para a política vigente, não atende as deliberações feitas na III Conferência Nacional de Saúde Mental.
Devido à posição do ministro da Saúde em manter a nomeação de Wurch, mesmo diante das solicitações de mais de 650 entidades de classe, universidades, parlamentares, movimentos sociais da luta antimanicomial, familiares de usuários e profissionais do sistema público de saúde mental, a ocupação continua e se ampliará nas próximas semanas.
Para acompanhar a mobilização em tempo real, acesse a página do movimento no Facebook.