Dando continuidade ao projeto de descentralização, o Núcleo do Sistema Prisional promoveu, na última semana, reunião em Passo Fundo reunindo psicólogos/as que atuam na área. A partir de agora, o grupo de profissionais da região seguirão se encontrando mensalmente, dando sequência às discussões sobre a prática do/a psicólogo/a no Sistema Prisional. A próxima reunião está agendada para 06/05, em local que será posteriormente divulgado.
Na roda de conversa realizada no dia 01/04 em Passo Fundo, os/as psicólogos/as refletiram sobre a atuação da Psicologia no Sistema Prisional, a relação com o Judiciário e a importância de os/as profissionais, junto com o CRP, trabalharem no fortalecimento da autonomia da Psicologia. A dificuldade de diálogo com o Judiciário, o monitoramento eletrônico, as avaliações psicológicas e os acompanhamentos terapêuticos foram pontos levantados pelos/as participantes da roda de conversa.
A conselheira Luciane Engel, coordenadora do Núcleo do Sistema Prisional na Sede, destacou a recente conquista do CRPRS que passou a integrar o Fórum Interinstitucional Carcerário. O Fórum é uma iniciativa do Poder Judiciário Estadual que, por meio da Comissão de Direitos Humanos, propôs às instituições e entidades a criação de um espaço de interlocução permanente entre os participantes para buscar soluções para o sistema carcerário.
A roda de conversa em Passo Fundo contou com a participação da coordenadora da Área Técnica do CRPRS, Letícia Giannechini; da conselheira Luciane Engel e dos colaboradores do Núcleo do Sistema Prisional Gustavo Polese e Abel Serpa.
Os Núcleos do Sistema Prisional buscam aprofundar os estudos acerca da temática e fomentar debates e troca de experiências, gerando conhecimento que permita a criação de estratégias de trabalho, de acordo com as prerrogativas de atenção à saúde pública e de ações que puncionem avanços sociais na área. Na Sede e Subsedes são promovidas rodas de conversa, pesquisas bibliográficas e produção de textos.