Entendendo a necessidade de se aproximar de movimentos sociais, a presidenta do CRPRS, Ana Luiza de Souza Castro, se reuniu nesta quarta-feira, 18/12, com Frei Sérgio Antônio Görgen, militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), na sede do Conselho, em Porto Alegre.
A aproximação tem como objetivo estabelecer uma parceria para acionar redes de psicólogas/os de diversas regiões do estado para atender demandas dessas famílias. “A Psicologia deve ter forte preocupação e inserção social e deve ser instrumento de enfrentamento das desigualdades e discriminações, por isso consideramos de extrema importância essa aproximação”, afirma a presidenta do CRPRS.
De acordo com Frei Sérgio, o Movimento dos Pequenos Agricultores, em sua atuação de organização das famílias camponesas tem se deparado cada vez mais com situações que vão além da produção, da política e da medicina convencional. "Situações que abalam a autoestima, o bem-estar pessoal, as relações afetivas, a saúde integral. É nessa perspetiva que procuramos o apoio das/os profissionais da Psicologia para contribuir na identificação dos problemas, na formação dos militantes e na construção de caminhos adequados para resolver ou amenizar as situações agravadoras da saúde integral das famílias camponesas". Atualmente o MPA está em 17 estados brasileiros em todas as regiões do país, organizando aproximadamente 100 mil famílias camponesas de forma direta em todo o território nacional.