Movimentos antimanicomiais de todo o país estão mobilizados para barrar os graves retrocessos na política de saúde mental. Para isso, no final de 2020, foi constituída a Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental, da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da Luta Antimanicomial, que conta com mais de 3 mil integrantes, entre usuários, familiares, trabalhadores, estudantes e pesquisadores da área, organizados em Grupos de Trabalho. O CRPRS integra a Frente e está contribuindo nas ações de enfrentamento a esses retrocessos.
A Frente reafirma a luta pelo cuidado em liberdade e pelo fim de todos os hospitais psiquiátricos, comunidades terapêuticas e instituições afins com sua substituição definitiva por uma rede de serviços abertos e comunitários de base territorial. “A política de saúde mental brasileira é reconhecida mundialmente como exitosa e nossa rede de serviços de base territorial é referência de atenção de boa qualidade. Vamos defender o cuidado em liberdade no SUS e os direitos de todos, trabalhando na divulgação de informações e mobilização dos diversos setores da sociedade!”, declaram em manifesto.
- Clique aqui e participe de abaixo-assinado organizado pela Frente
- Acompanhe as ações da Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental, da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da Luta Antimanicomial pelas redes sociais:
- https://www.instagram.com/frentesaudemental
- https://www.facebook.com/frenteampliadasm
- https://twitter.com/frentesm