Em reunião realizada nesta segunda-feira, 11/04, o Conselho Estadual de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CELGBT) do Rio Grande do Sul elegeu sua nova gestão. A ONG SOMOS - Comunicação, Saúde e Sexualidade assume a presidência, por meio do diretor executivo Caio Klein. A ONG Igualdade assume a vice-presidência, com Marcelly Malta, e o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) assume a secretaria, com o conselheiro Vinícius Pasqualin.
O CELGBT tem como função primordial proteger contra a violação de direitos humanos no que diz respeito à fiscalização das pautas LGBTQIAP+.
A nomeação das/os/es conselheiras/os/es do CELGBT ocorreu em 18/03 após pressão das entidades civis. Em 15/02 o CRPRS havia enviado ofício ao então governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, apontando o descumprimento do Decreto Nº 51.504, de 20 de maio de 2014, que cria o CELGBT, e exigindo a imediata nomeação das pessoas indicadas pelas entidades da sociedade civil para o exercício do mandato 2021/2023 desde outubro de 2021. Somente após essa iniciativa, o referido documento sofreu alterações, em 21/02/2022, tendo como atualização principal a indicação das secretarias representantes do Poder Público Estadual.