O CRPRS participou, nos dias 19 e 20 de maio, do 10º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais (EGAS), que aconteceu na PUCRS e teve como tema "80 anos do Serviço Social Brasileiro: a defesa de um Projeto Profissional sob bases emancipatórias". Duas oficinas temáticas tiveram a participação de conselheiros/as do CRPRS.
O conselheiro Anderson Comin participou da roda de conversa "Serviço Social e Psicologia: por uma educação pública, de qualidade e emancipatória" que integrou a Oficina do GT do Serviço Social na Educação. De acordo com o conselheiro, a atividade tinha como objetivo discutir o Projeto de Lei que trata da inclusão de psicólogos/as e assistentes sociais junto à educação: “Esta inclusão se faz amparada numa perspectiva de localizar os problemas educativos principalmente no indivíduo, em detrimento de outros fatores como os processos de ensino, o cotidiano da escola e os problemas da comunidade na qual ela se insere”, explica.
Além disso, ele destacou que os/as presentes debateram ainda sobre a importância de compreender o fenômeno da educação não só de uma perspectiva individual, mas também cultural e social. “Pautamos o histórico da Psicologia ligada à avaliação, em especial, de crianças com dificuldades escolares e o quanto historicamente as avaliações foram utilizadas para segregar alunos com condições socioeconômicas precárias”, destacou, afirmando ainda a necessidade de se promover um trabalho multidisciplinar entre a Psicologia e o Serviço Social.
Já a conselheira Cristiane Bens Pegoraro participou da Oficina do GT do Serviço Social na Assistência Social, debatendo o tema “Os benefícios eventuais no SUAS: como isso repercute na identidade profissional contemporânea do Assistente Social”. De acordo com Cristiane, o trabalho nas políticas públicas, em especial no SUS e no SUAS, requer dos profissionais uma atuação interdisciplinar. Nas discussões, concluiu-se que o trabalho em conjunto ocasiona também problemáticas referentes a atribuições comuns e específicas, trazendo a ambos os Conselhos questões relativas à orientação. “Nesse sentido, verificou-se a necessidade de articulação entre CRPRS e CRESS para estabelecer sintonia, encaminhando a construção de orientações conjuntas”, avalia.