Psicólogas/os estão recebendo pelos Correios e por e-mail a edição nº 75 do jornal EntreLinhas. Esta edição traz um novo projeto gráfico, com um visual reformulado e novas seções. Na versão digital, agora também é possível baixar os PDFs de cada matéria em separado, além das funcionalidades já disponíveis anteriormente de realizar download da edição completa e de folhear.
Na reportagem principal, Sistema Penal e Reforma Psiquiátrica, é discutida a necessidade de investimento em práticas que promovam saúde, além da ampliação da Rede de Atenção Psicossocial, e de desmistificação de conceitos de loucura e periculosidade, ultrapassando a lógica penal manicomial do cuidado das pessoas em sofrimento psíquico em privação de liberdade.
Entre os outros temas abordados, estão questões de Segurança Pública, em artigo da psicóloga Fernanda Fioravanzo, e o Acompanhamento Terapêutico, em entrevista realizada com a psicóloga Analice Palombini.
O artigo População Trans, das/os psicólogas/os Angelo Brandelli Costa e Priscila Pavan Detoni, aborda como a Psicologia vem trabalhando para reduzir estigmas e ampliar o acesso à saúde por essa população. Na página de Orientação, produzida pela Área Técnica do CRPRS, são apresentadas informações para orientar as/os profissionais no que se refere à Avaliação de pessoas trans.
A seção Dia a Dia Psi trará sempre informações importantes para o cotidiano dos profissionais. Nesta edição, é tratado a respeito de Imposto de Renda. No espaço "Você sabia que...", são apresentados a cada edição apresentar ações e investimentos, dando transparência à administração financeira do Conselho de forma a construir sentido sobre os dados que já são divulgados por meio da página de Transparência. Nesta edição, é respondida a pergunta "Para onde vai a minha anuidade?".
Psicologia e Pesquisa é mais uma nova seção no EntreLinhas, apresentando o resumo expandido de artigos científicos."O outro lado da porta giratória" é o estudo apresentado por suas autoras, Luísa Horn de Castro Silveira, Cristianne Maria Famer Rocha, Kátia Bones Rocha, Gabriela Lemos de Pinho Zanardo, que investiga aq percepção de apoio comunitário em usuários com alto número de internações, comparando com a de usuários de primeira internação.
O relato de experiência Potencialização feminina, da psicóloga Anahy Silveira Freitas Azambuja de Oliveira, é apresentado na edição. Nele, a profissional comenta o trabalho de organização de um grupo de apoio psicossocial a mulheres vítimas de violência em uma delegacia de polícia em São Borja/RS.
A edição também traz a seção Dica Cultural, comentando o filme "De Gravata e Unha Vermelha" e o programa de residência artística no Centro Popular de Compras de Porto Alegre (POPCenter).
- Quer continuar recebendo o EntreLinhas impresso?
A partir de 2018, o CRPRS somente enviará a versão impressa do EntreLinhas às/aos psicólogas/os que manifestarem interesse em continuar recebendo a publicação pelos Correios.
O envio do EntreLinhas Digital seguirá sendo realizado por e-mail a todas/os as/os inscritas/os. Além de ser uma opção sustentável, a versão Digital permite maior conectividade e acessibilidade.
Para manifestar interesse em receber o EntreLinhas impresso, preencha o formulário em crprs.org.br/entrelinhasimpresso