O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) lançou na terça-feira, 17/09, na Sala de Eventos da Prefeitura Municipal de Lajeado, o Polo dos Vales. Vinculado à Subsede Serra, em Caxias do Sul, o Polo irá abranger as regiões do Vale do Taquari e do Vale do Rio Pardo.
O encontro contou com a participação da conselheira Manuele Montanari Araldi, representante da Comissão de Descentralização do Conselho, da conselheira Mariane Teixeira Netto Rodrigues e da psicóloga Ana Paula Coutinho, coordenadora do Polo dos Vales.
A representante da Comissão de Descentralização, conselheira Manuele, e a conselheira Mariane, abordaram durante o evento assuntos como a importância da criação dos Polos, destacando a necessidade das/os profissionais de compreender as demandas da região e o trabalho que deve ser exercido pelo órgão, que tem como atribuição levar as demandas da categoria para a gestão do CRPRS.
A criação do Polo na região dos Vales foi descrita pela psicóloga e coordenadora do Polo, Ana Paula Coutinho, como um movimento que surgiu durante Pré-Congresso de Lajeado, evento preparatório para o 10º Congresso Regional da Psicologia, e que foi se desenvolvendo através de encontros com psicólogas/os da região. “Compreendo que meu papel na coordenação é o de mais uma facilitadora do espaço do Polo, tanto no sentido dos encontros, da gestão do espaço, como da comunicação entre a categoria, o Conselho e a sociedade”, comentou a coordenadora. Ana Paula enfatiza, ainda, o trabalho de profissionais da Psicologia que se empenharam desde o início a construção e solidificação deste espaço; em reconhecimento a isto, Priscila Detoni, Larissa Líbio, Dieime Reis Castoldi, Waleska Vigolo, Janaína Zimmer, Janaíne Raquel de Borba e Karine Pezzini foram chamadas ao palco no momento da inauguração do Polo.
Segundo a coordenadora, o Polo dos Vales tem como objetivos: desenvolver e ampliar as ações de interesse da categoria; ampliar os debates da Psicologia enquanto ciência e profissão; ser um canal de comunicação entre o CRPRS, a categoria e a sociedade; aproximar os estudantes de Psicologia da região e compreender as demandas da categoria; e fortalecer o debate e posicionamento político das/os psicólogas/os.