A gestão do 16º plenário do CRPRS, Frente em Defesa da Psicologia RS, lamenta profundamente o fechamento do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
O desmonte da ciência psicológica tem seu reflexo imediato não só para a categoria profissional das/os psicólogas/os, mas para toda a sociedade, que vem sido atendida pelas mais diversas intervenções e metodologias resultantes dos estudos na área.
A finalização abrupta de um programa que, durante 16 anos, foi referência nacional e internacional, desenvolveu pesquisas de altíssima qualidade e colaborou para o aperfeiçoamento das práticas e teorias em Psicologia e para o progresso da ciência brasileira não pode ser reduzida a uma questão lucrativa. Ciência não é mercadoria!
Ainda, o encerramento das atividades do programa implica na extinção da revista científica Contextos Clínicos, importante veículo de divulgação da pesquisa psicológica e científica no Brasil e na América Latina.
O apagamento da ciência brasileira não pode continuar. O Conselho Regional de Psicologia do RS se solidariza às/aos docentes e discentes prejudicadas/os e se coloca contrário à mercantilização do conhecimento.