Para divulgar seu trabalho, o/a psicólogo/a deve estar atento/a ao Art. 20 do Código de Ética Profissional do/a Psicólogo/a, que trata da promoção de serviços. A recomendação vale para todos os tipos e meios de divulgações, inclusive para as que são feitas pelas redes sociais.
De acordo com a Área Técnica do CRPRS, uma das irregularidades mais frequentes é a divulgação de valores dos serviços como forma de propaganda.
Na divulgação de seus serviços, o profissional também não pode fazer referência a títulos e qualificações que não possua; divulgar qualificações, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas que não estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão; ou fazer previsões taxativas de resultados. O Código de Ética orienta ainda quanto à necessidade de clara identificação do profissional, incluindo número de registro no Conselho.
As orientações são importantes para que as pessoas que buscam os serviços psicológicos tenham acesso à plena identificação do/a profissional que está se anunciando e de suas adequadas práticas, coibindo o exercício ilegal da profissão. Essa é uma forma de proteção à profissão e de defesa da sociedade.
A Área Técnica do CRPRS está à disposição para esclarecer dúvidas dos/as profissionais pelo e-mail orientec@crprs.org.br, pelo fone (51) 3334.6799 ou pessoalmente, na sede do CRPRS em Porto Alegre ou nos plantões de atendimento nas subsedes realizados periodicamente.