Nos dias 16/10 e 17/10, a presidenta do CRPRS, Miriam Cristiane Alves, participou da Oficina Regional Sul do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do SUS. A atividade, que aconteceu em Porto Alegre no Hotel Continental, foi promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), nas cinco regiões do país.
O objetivo da oficina foi de sensibilizar multiplicadoras/es locais sobre conceitos, ações, fluxos, discussões e identificação de estruturas de gestão voltadas para a equidade na rede pública de saúde.
Também estiveram presentes na oficina representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), dos estados e municípios, de instituições de saúde e ensino, de ONGs, da sociedade civil e de especialistas na área.
Para a presidenta do CRPRS, Miriam Cristiane Alves, a oficina foi fundamental para visibilizar as necessidades de trabalhadoras do SUS, sejam elas concursadas ou terceirizadas. “Hoje, por exemplo, não é possível mapear o perfil das trabalhadoras considerando raça, gênero, classe, se pertencem a comunidades tradicionais, entre outros. E um dos pontos muito discutido foi a necessidade de qualificar o sistema de informação em que constam os dados de identificação das trabalhadoras, bem como formação para discussão sobre a importância desses dados para a construção de políticas públicas”, relatou.