O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) participou na segunda-feira, 25/03, da roda de conversa “Manejo da crise em saúde mental e a regulação de acesso aos componentes da rede regional de saúde mental” na cidade de Encantado. O encontro foi realizado pelo Hospital Beneficente Santa Terezinha em parceria com o CAPS A Casa e ocorreu no auditório do Plano de Saúde São Camilo.
A conselheira do CRPRS Elisângela Zanelatto abordou a importância do trabalho e do fortalecimento da rede de cuidados em saúde mental e também destacou a relevância do olhar profissional para os fatores psicossociais envolvidos no adoecimento do sujeito. Além disso, defendeu o cuidado humanizado e voltado para a escuta do sofrimento, citando as modificações apresentadas na nota técnica “Nova Saúde Mental”, publicada recentemente pela Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Ministério da Saúde.
Além de Elisângela, participaram também do encontro Hermani Robin, médico regulador da Central de Regulação da Rede Estadual de Saúde Mental do RS; Fábio Brum Vitória, médico psiquiatra dos Leitos de Atenção em Saúde Mental do HBST e mestre em Saúde Mental. A roda teve mediação da assistente social Ariane Jacques Arenhart, Coordenadora Regional de Saúde Mental.