O CRPRS esteve presente na “Primavera do direito ao corpo e à vida das mulheres”, iniciativa que integrou a IV Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, realizada dias 26 e 27 de setembro em Santana do Livramento.
A conselheira Tatiane Baggio e as colaboradoras Eliana Costa Xavier, Deisi Moraes, Fernanda Facchin Fioravanzo e Glaucia Fontoura participaram da ação integrando diferentes oficinas.
A participação teve como objetivo a troca de experiência com movimentos sociais do Brasil e de outros países, discutindo temáticas que envolvem a defesa dos direitos, a vida, violência contra a mulher e laicidade do estado. As temáticas abordadas na ação estão elencadas nas deliberações do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia. A partir de agora, as representantes do CRPRS irão ampliar o debate em ações que serão realizadas na sede e subsedes.
O encontro teve como eixo central o direito à autonomia das mulheres e a legalização e despenalização do aborto, pautando os enfrentamentos feministas no Brasil, Argentina e Uruguai, onde o aborto é legalizado, mas ainda existem obstáculos para a efetivação da lei para todas as mulheres.
Durante a IV Ação Internacional Mundial da Marcha das Mulheres, as participantes produziram o documento “Somos clandestinas, estamos em marcha, seremos livres! Documento da Primavera pelo Direito ao Corpo e a Vida das Mulheres”.
A marcha encerrou com uma marcha pelas ruas de Santana do Livramento, reunindo cerca de 500 mulheres.