No sábado, 13/05, o CRPRS esteve presente na I Mobilização Pelotense pela Saúde Mental Materna, ação que integra a campanha do Maio Furta-Cor, movimento voltado aos cuidados à saúde mental das gestantes. A atividade ocorreu no Mercado Público de Pelotas e contou com a participação da conselheira do CRPRS Ayanna de Campos Bueno.
O Maio Furta-Cor tem como objetivo sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna; promover ações de conscientização em saúde mental materna, obter em comprovativos científicos, e fomentar a construção de políticas públicas de saúde, instituindo, por meio de projetos de lei, o mês de maio nos calendários estaduais e municipais como o mês de atenção à saúde mental materna.
“Em uma categoria composta majoritariamente por mulheres é de suma importância abraçar a causa da saúde materna e reafirmar o compromisso com os diretos reprodutivos e saúde das mulheres. precisamos abordar assuntos como a romantização da maternidade, maternidade compulsória, violência obstétrica e tantas demandas que atravessam as mulheres, para que seja viável pensar em políticas públicas e espaços de acolhimento destinados aos cuidados integrais das mães”, afirmou a conselheira Ayanna.